domingo, 27 de outubro de 2013

Significado das plantas

Alecrim



Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é "orvalho do mar".


O nome alecrim é muitas vezes usado para descrever outras plantas, como é o caso do rosmaninho, que possui características semelhantes. Apesar disso, estas duas plantas pertencem a gêneros diferentes, rosmarinus (no caso do alecrim) e lavandula (rosmaninho) e apresentam diferenças a nível da flor.


O alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.


A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.


De acordo com algumas crenças populares, o alecrim afasta a inveja, e quando colocado debaixo do travesseiro, afasta os sonhos maus. Também há quem acredite que se alguém toca a pessoa que ama com alecrim, o amor dessa pessoa por quem a tocou vai ser eterno.


Segundo uma lenda de origem cigana, o alecrim tem uma característica divina, porque terá aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do banho de Jesus.


Na culinária, o alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Algumas pessoas também usam o alecrim em sopas e molhos. Em pratos comuns no mediterrâneo, na Itália, por exemplo, o alecrim é acrescentado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.


Também são conhecidos alguns fins medicinais do alecrim, que já foi usado para combater a febre tifóide. Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. O alecrim é também um relaxante muscular, fortalece os músculos do coração e tem a função de ativar a memória. Por esse motivo, alguns estudiosos acreditam que pendurar ramos de alecrim em locais onde crianças desenvolvem tarefas escolares pode contribuir para melhorar as suas memórias.





Azaléia

A azaléia é um arbusto do gênero Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante. Esta flor foi declarada como um dos símbolos da cidade de São Paulo pelo prefeito Jânio Quadros.


O termo azaléia é muito comum no Brasil, apesar de ser menos correto. Azaléia deriva de azálea (termo correto no Brasil), o termo em latim dado por Lineu em 1735. A palavra azálea tem origem no grego e significa "seco" ou "árido". Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a azálea é apenas um arbusto com ramos secos.


Algumas espécies nativas foram transportadas para a Bélgica e Holanda, e lá foram alteradas geneticamente. Por esse motivo, a azaléia apresenta uma grande variedade de cores, podendo ser vermelha, rosa, branca ou uma mistura destas três cores. Esta planta deve ser cultivada em exposição total ao sol, se adapta bem ao frio e aprecia solos ácidos.


No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron indicum, que apesar de naturalmente apresentar flores roxas, rosas e brancas, pode ser encontrada em várias outras tonalidade graças à manipulação genética.


A azaléia, planta da família das Ericáceas, normalmente significa "alegria de amar" e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A azaléia cor de rosa representa o amor à natureza; a azaléia branca é uma indicação de romance e a azaléia vermelha , quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por azaléias estão relacionados com elegância e felicidade.


A azaléia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz. Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado pela beleza das flores, o Imperador não demorou a plantá-las no seu jardim. Pouco tempo depois disso, o Imperador finalmente encontrou a mulher que via nos seus sonhos. Lembrando da indicação do vendedor, o imperador e a sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. E a cada dia eles ficavam mais apaixonados e viveram felizes para sempre.




Begônia





Begônias são plantas maioritariamente pertencentes ao gênero Begonia e à família Begoniaceae. A begônia é muito conhecida por ser uma planta ornamental, tendo em conta que possui belas flores e folhas que ficam muito bem a nível de decoração.



A flor da begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, e é também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade.


Existem mais de mil espécies de begônias, e são muito apreciadas pelas suas folhas que são muito características, apresentando belas cores e sendo colocadas em canteiros na sombra. A begônia rex, por exemplo, apresenta folhas de grande tamanho e com uma cor especial, que costuma ser rosa ou marrom brilhante.

Flor de Girassol - Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.



Apesar das folhas assumirem muito protagonismo nas begônias, algumas espécies são conhecidas pelas suas flores, como é o caso das espécies Begonia Elatior, Begonia Cucullata e Begonia Tuberosa.As flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da begônia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida da begônia talvez seja a "begônia sempre-florida" (begonia semperflorens) que tem a característica de florescer durante todo o ano.

A begônia teve origem na América tropical e por esse motivo prefere um clima tropical. O clima brasileiro favorece o seu desenvolvimento e a begônia floresce com facilidade principalmente no sul, onde o clima é mais ameno.


Na Alemanha existe uma variedade da begônia chamada Merry Christmas (Feliz Natal), e como o próprio nome indica, é normalmente oferecida como presente de Natal.



Cravo




O cravo é a flor do craveiro, cujo nome científico é Dianthus caryophyllus, que pertence ao gêneroDianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de 300 espécies de craveiros, sendo que muitas espécies surgiram graças à manipulação genética. Esta flor é de fácil cultivo e tem um suave aroma, que muitas vezes é usado para fazer perfumes.


O cravo é uma flor originária do sul da Europa e pode ser cor de rosa, roxa, vermelha, branca ou amarela. Relativamente ao cultivo, os cravos precisam de terra rica em argila, misturada com um pouco de estrume, adubo vegetal e areia. É comum ver um cravo na lapela dos noivos e dos padrinhos nos casamentos tradicionais.


Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimônias. Na altura do Renascimento, os cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial. As diferentes cores dos cravos podem ter significados diferentes: 


Cravos brancos: associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência


Cravos vermelhos: significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração. 


Cravos cor de rosa: remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que você sempre lembra dessa pessoa. 


Cravos roxos: significa solidão, inconstância, ausência de capricho


Cravos amarelos: apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.

Esta flor, cultivada desde os tempos da Antiguidade, tem grande valor simbólico e histórico. Em Portugal, o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, que aconteceu em 25 de Abril de 1974, uma data celebrada todos os anos e conhecida como Dia da Liberdade. De acordo com Anna Jarvis, fundadora do Dia das Mães nos Estados Unidos, um cravo rosa é o símbolo das mães em vida e o cravo branco o símbolo das mães que já partiram.



Amor perfeito




A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por "Erva-da-trindade", uma referência à Santíssima Trindade. É uma delicada flor de origem europeia que atinge no máximo 15 cm de altura. O fato de ser redonda e achatada faz com que muitas vezes seja uma flor que se parece com uma face humana. 


O Amor-perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Na mitologia grega é dedicada a Atena (Minerva), deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes. 


Em francês, o nome da flor é "Pensée", termo que significa "pensamento" e os amantes davam estar flor como presente antes de se ausentarem durante tempo indefinido, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas. 


Em muitas ocasiões é oferecida por aqueles que pretendem transmitir a mensagem de um amor que nunca será esquecido. Um amor poderoso, cujas lembranças permanecerão no pensamento. 


O Amor-perfeito está associado ao amor de mãe. Para o Dia das Mães é a mensagem simbólica de um amor que não se acaba. É infinito. 


As variadas cores tornam essas flores especiais. As singulares combinações de cores variam entre amarelo, branco, laranja, marrom, vermelho e outros tons diversos que vão do azul ao roxo muito escuro. 


De origem europeia e de nome botânico "Viola tricolor", o Amor-perfeito é uma planta rasteira e selvagem que tem preferência por climas mais frios. Na época mais quente do ano, as flores perdem o vigor. 


Amor-perfeito - Origem 


Existem algumas lendas que explicam a origem da flor e do nome amor-perfeito. Uma delas é baseada na mitologia grega e conta que Zeus se apaixonou pela jovem Io. Porém, Zeus notou que esse sentimento uma vez mais despertaria o ciúme de Hera, ciúme fundamentado, já que Zeus era conhecido por ter várias aventuras amorosas. Para que Hera não descobrisse, Zeus transformou a sua amada numa novilha que pastava aos seus pés. Com pena da jovem e para que ela não se aborrecesse com uma dieta exclusivamente à base de ervas, resolveu criar belas flores que ela pudesse comer. Chamou as flores de Io, que com a evolução fonética passou a ser chamada de viola, o nome correspondente à flor amor-perfeito. 


Uma outra lenda revela que as pequenas flores eram muito apreciadas por Eros, conhecido também como Cupido. Elas eram só brancas, mas Afrodite (Vénus), resolveu pintá-las de roxo para irritar Eros e para que ele perdesse o interesse nas flores. 


Amor-perfeito - Culinária e Medicina 


Ao longo dos tempos a flor amor-perfeito tem tido várias utilidades. Era uma flor muito valorizada na Grécia Antiga, e os atenienses usavam uma coroa dessas flores para combater a dor de cabeça e enjoo. Além disso, acreditavam que tinham a capacidade de acalmar a ira. Os chineses também usavam a flor com o mesmo propósito. 


Celtas e Romanos preparavam cosméticos e perfumes com a flor. Na Idade Média, feiticeiros acreditavam que elas tinham o poder de afastar o mal. Na Inglaterra a flor foi também usada para produzir uma poção do amor. Eles acreditavam que ao colocar essa poção nos olhos de uma pessoa adormecida, ela se apaixonaria pela primeira pessoa que visse quando acordasse. Acredita-se que a obra de Shakespeare "Sonhos de uma noite de Verão" foi inspirada na flor amor-perfeito. 


A flor amor-perfeito já foi usada como agente terapêutico no tratamento de eczema infantil, infecções cutâneas, reumatismo, debilidade nervosa, cansaço, doenças cardíacas nervosas e icterícia. Juntamente com mel, a flor também constitui uma pomada que ajuda a cicatrizar feridas. Apresenta características de um bom expectorante e também fortalece os vasos sanguíneos. É usada para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. 


A nível da culinária, essas flores são muito usadas para enfeitar saladas, sobremesas e vários outros pratos. Porque tem um sabor um pouco adocicado é muitas vezes introduzida em saladas de frutas. 




Copo de Leite 





Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença. 


O espádice amarelo que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual. 


As flores copo-de-leite são inspiração para artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas em telas que irão trazer acolhimento e harmonia ao local onde estarão expostas. 


A flor aveludada tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação. 


Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos buquês trazidos pelas noivas, que as escolhem por simbolizar a pureza e inocência associadas ao ato sagrado. Por ser uma flor muito apreciada em termos de decoração, há muitas pessoas que reproduzem a flor copo-de-leite artificialmente através de trabalhos manuais. Um material muito usado para recriar a flor em questão é o E.V.A. (Etil Vinil Acetato), um composto químico feito de diversos materiais. A artesã Cristina Luriko é conhecida por ensinar a fazer um tapete com flores copo-de-leite em crochê. 


A planta copo-de-leite, cujo nome científico Zantedeschia aethiopica, é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas. O nome do gênero desta planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi. A flor copo-de-leite também é conhecida como lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro (em Portugal). Em inglês, esta flor tem o nome de "calla lily". 


Dependendo dos estabelecimentos, uma dúzia de flores copo-de-leite pode variar dos 12 até os 84 reais. 


É necessário cautela no manuseio por ser uma planta tóxica. No caso de haver contato nos lábios ou língua, é comum haver irritação, inchaço, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar. Esta flor cresce facilmente em ambientes com muita umidade, por isso é comum vê-las frondosas à beira de lagos, poços, etc. 



Girassol 





A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.


O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros.


Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.


Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.


Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.


Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.


O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.



Dente-de-leão

A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual.

Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol.


O nome pelo qual a planta Dente-de-leão é popularmente conhecida parece ter origem na aparência da planta: as suas folhas são muito dentadas e as suas flores amarelas parecem com a juba de um leão.


Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.


Devido a essa característica é também conhecida pelo nome "esperança". A frase "abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde" é uma referência ao Dente-de-leão.


Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.


A planta Dente-de-leão pode ser encontrada com mais facilidade em locais úmidos e é apreciada popularmente pelos seus efeitos medicinais. O chá favorece a digestão e alivia a prisão-de-ventre. É utilizado para purificar o sangue, estimular o apetite e no tratamento de problemas de fígado e vesícula.


O Dente-de-leão pertence ao gênero de plantas "Taraxacum" palavra que deriva do árabe,"tarakshaqum", que significa erva amarga. O nome "dente-de-leão" é de origem francesa e foi atribuído pelo povo Normando. Em Francês, "dent-de-lion" tem pronúncia semelhante a "dandelion", nome pelo qual é designada em Inglês.


Outros nomes pelos quais é conhecida são: Amargosa, Amor-de-homem, Chicória Silvestre, Taraxaco


O Dente-de-leão também pode ser utilizado como alimento. As suas folhas tenras têm forte valor nutritivo e por isso combinam muito bem com saladas. Os botões das flores são comestíveis e podem ser cozinhados de forma semelhante à alcaparra.


Quando as plantas têm 2 ou 3 anos, as suas raízes depois de secas, moídas e tostadas substituem o café, uma característica também verificada na chicória. Esta bebida beneficia o fígado e vesícula, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental. As flores são muitas vezes usadas na produção de vinho e de outras bebidas alcoólicas fortes.



Margarida






A margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum, é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo, e olho-de-boi.


O nome desta flor vem do latim margarita, que significa “pérola”. Já em inglês, esta flor tem o nome de "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a várias tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos.


As pétalas das margaridas são alargadas e delgadas, rodeando botão central que é dourado ou amarelo. As suas folhas são ovais e seus caules compridos e delgados, podendo chegar a um metro de altura. Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade de "Chrysanthemum". Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.


Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto. É uma flor que combina muito bem com outras, e por isso é comum vê-la juntamente com outras em arranjos florais, transmitindo uma sensação de jovialidade.


A margarida faz parte da infância de muitas pessoas, já que a brincadeira "bem-me-quer, mal-me-quer" é feita com esta flor.


Em tempos antigos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Na Inglaterra, era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Por volta do século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos, e para tratar a febre e gota.


É uma flor que muitas vezes é recriada em trabalhos manuais, como é o caso da margarida em crochê, feita pelo artesão Marcelo Nunes.



Miosótis




Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é conhecida como Verônica.


Esta é uma planta rasteira que tem origem na Rússia, e na fase de florescimento, pode chegar aos 25 ou 30 cm de altura. Deve ser cultivada ao sol ou à meia-sombra e tendo em conta que é uma flor que gosta de baixas temperaturas, é comum encontrá-la em lugares de grande altitude, como nos Andes.


Segundo a lenda europeia, o jovem apaixonado era um cavaleiro que ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.


A explicação do nome "não-me-esqueças" da flor pode ser explicada por algumas lendas. Uma delas diz que num belo dia de Primavera, dois jovens apaixonados se encontravam à margem de um rio. Nas águas turbulentas, a jovem avistou um ramo de miosótis flutuando e ficou maravilhada pela beleza da flor. O seu amado, mergulhou então para apanhar as flores e oferecê-las à sua namorada. No entanto, quando tentou voltar para a margem, foi arrastado pela forte correnteza. Esta lenda conta que pouco antes de desaparecer ele gritou para a sua amada: "Não me esqueça, me ame para sempre!". A partir desse dia a flor miosótis passou a crescer nas margens dos rios, para que mais ninguém tivesse que morrer por sua causa.


Uma outra lenda conta que Adão, quando estava no Jardim do Éden dando nome às plantas, esqueceu-se de uma planta muito pequenina, que interpelou Adão para saber qual seria o seu nome. Adão então disse que seria “Não-me-esqueças”, para que ele nunca mais a esquecesse.


A flor Miosótis (Não-me-esqueças) é conhecida também em outras línguas como: “Forget-me-not” (Inglês), “Vergissmeinnicht” (Alemão), “Nomeolvides” (Espanhol), “Nontiscordardimé” (Italiano).


A flor Miosótis foi utilizada como emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçônicas na Alemanha.


É uma flor que simboliza a caridade e a fraternidade.


Dizem que as lágrimas derramadas nas pétalas pela Virgem Maria deram a cor azul à flor. Existem Miosótis também nas cores branca e rosada. São plantas rasteiras que se dão bem em baixas temperaturas e surgem na primavera.





Gardênia





Gardênia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade creme.


Relativamente à sua simbologia, a gardênia é muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.


Acredita-se que o termo gardenia - o nome atribuído a este gênero - foi uma homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies de gardênias, mas a mais conhecida é a gardenia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.


As folhas da gardênia apresentam um tom escuro de verde e são brilhantes, tendo também a particularidade de não caírem no Inverno. Por esse motivo, são plantas muito apreciadas em termos de decoração em jardins. As suas flores brancas exalam um fantástico perfume que possui um efeito tranquilizante, e por isso é aconselhável que esta flor esteja colocada num local onde haja circulação de pessoas. O perfume da gardênia é tão especial que já inspirou a criação de obras musicais. Também é bastante comum ver estas flores assumirem um papel preponderante na decoração de recepções de casamentos.


A gardênia está melhor adaptada a uma temperatura amena, e gosta de climas com bastante umidade, gostando então de climas subtropicais e tropicais. A polpa amarela dos frutos de algumas espécies são utilizados na indústria de corantes.


De acordo com uma lenda, Solimão o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.


Gerânio




Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium ePelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e Austrália.


Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l'Héritier dividiu as espécies entre Geranium ePelargonium.


Relativamente ao significado da flor do gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo). O gerânio escuro significa tristeza, o gerânio rosa indica preferência e o gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.


Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o gerânio-rosa e o gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.


Os gerânios silvestres são também conhecidos como gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.


As flores do gerânio podem apresentar várias cores diferentes e surgem na Primavera e Verão. Esta planta tem uma grande utilidade, principalmente na altura de maior calor, tendo em conta que a sua presença serve para afastar moscas e mosquitos. Uma crença popular afirma também que os gerânios brancos afastam as cobras.



Gérbera




Gérberas são plantas do gênero Gerbera, que fazem parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas). Por serem da mesma família que o girassol emargarida, as suas flores apresentam algumas semelhanças.


O nome gerbera correspondente ao gênero desta planta foi atribuído pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius em 1737, em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão.


Gérberas, muito apreciadas em arranjos florais, têm alto valor comercial, sendo a quinta flor de corte mais vendida no mundo, depois das rosas, cravos, crisântemos e tulipas. Podem ter cerca de vinte tonalidades diferentes, entre elas o branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e roxo. A gérbera possui uma haste longa que lhe confere sustentação.


Esta flor decorativa floresce naturalmente na Ásia tropical, América do Sul, África e Madagascar, porque se adapta bem a climas temperados. As suas cores vivas e brilhantes servem para encher um ambiente de energia positiva e jovialidade.


Estas populares flores podem ter quase tantos significados como cores que apresentam. A gérbera simboliza a pureza e inocência das crianças, e também a beleza da vida e energia positiva da natureza. Elas também podem significar sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade. Em muitas ocasiões elas também estão relacionadas com o sucesso, sendo oferecidas para congratular alguém pelo seu recente sucesso.



Orquídea




Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os continentes, menos na Antártida. Existem espécies comuns e algumas bastante raras, que é o caso da Orquídea Negra.


Esta planta que prefere climas tropicais, muitas vezes cresce com a ajuda de árvores, pois se apoia nelas para ficar mais exposta ao sol. A sua flor é usada maioritariamente para decoração, apesar de algumas espécies serem usadas para produzir baunilha. No entanto, tendo em conta o alto custo da produção de baunilha através da orquídea, não é algo muito frequente, pois a produção através de um composto artificial é muito mais barata.


Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa "em forma de testículos". Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.


Relatos antigos descrevem crenças a respeito de propriedades medicinais e místicas das orquídeas. Para ter poder e vigor, os Astecas ingeriam uma mistura de orquídeas com chocolate. Na China, pessoas comiam as flores pois acreditavam que estas poderiam curar doenças respiratórias.


Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes, como podemos ver em seguida:
Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;
Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
Orquídea Amarela: Amor erótico;
Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.



Tulipa



Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar de se acreditar que as tulipas são flores originárias da Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia, alguns afirmam que esta flor surgiu na China.


Esta flor é um dos símbolos da Holanda, onde a sua popularidade começou a aumentar no século XVII, e uma só flor tinha um alto valor monetário. A tulipa é facilmente cultivada na Holanda e numa certa altura foi mesmo a sua quarta maior fonte de renda.


Tendo em conta que não se adapta a climas tropicais, a tulipa não é cultivada naturalmente no Brasil. Apesar disso, é possível encontrá-las à venda no Brasil entre Março e Setembro, pois o seu cultivo é feito com a ajuda de estufas que produzem as baixas temperaturas que a tulipa necessita. Existem aproximadamente cem espécies de tulipas, e o seu manuseio requer cuidado, pois libertam uma substância que pode causar conjuntivites, rinites e ataques de asma.


Tulipa é uma flor que também marcou a história, na Idade média, as tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura, e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.

Significado das Cores das Tulipas

O principal significado da tulipa é o amor perfeito, mas os significados podem variar, dependendo das diversas cores de tulipas. Estas flores também podem estar associadas à prosperidade e independência.
Tulipa vermelha: significa amor verdadeiro e eterno;
Tulipa roxa: tranquilidade, paz, realeza;
Tulipa amarela: amor impossível;
Tulipa branca: significa perdão;
Tulipa laranja: vitalidade e vigor.


Fonte - http://www.significados.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário